“Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer (…)”
Romanos 3:9-10.
Ao lermos esses versículos percebemos que não há mais distinção entre judeus e gentios e, ainda, que todos nós estamos debaixo do pecado. Mas, isso quer dizer então que não seremos salvos, certo? NÃO! Podemos ser salvos.
A Palavra do Senhor é clara ao dizer que somos todos pecadores e que não há nenhum justo perante a Lei. Porém, há alguém que foi e é maior do que a Lei… JESUS! Jesus morreu pelos nossos pecados, pelas nossas iniquidades, pelos nossos erros… Morreu lá na cruz porque me amou, porque te amou!
Você já parou para pensar no tamanho desse amor? Eu já…. É um amor incondicional. Ou seja, não importa o que eu faça, o quanto eu erre, Ele vai sempre me amar. Mesmo se eu pecar, mesmo se eu cair, Jesus me levantará e me perdoará. E Ele te ama da mesma forma: incondicionalmente!
“Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.” (3:20).
Não podemos ser considerados justos perante à Lei, porém, somos justificados “gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em cristo jesus.” (3:24). Jesus morreu por nós… Morreu uma morte de dor, de sangue… Tudo isso por amor. Por esta razão, todos aqueles que entregam sua vida a ele, e o reconhecem como Senhor, podem ser justificados por ele, isto é, podem ser declarados justos por Deus, mesmo a despeito dos seus pecados. A base desta declaração? A graça.
Sendo assim, posso ser desobediente à Lei já que sou justificado pela graça de Cristo? NÃO! “Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.” (3:31).
Vivamos em graça e em obediência.
Deus abençoe!