Quando Deus criou a Terra, Adão e Eva, Ele deu o poder da escolha e, com elas, as consequências daquilo que escolhemos.
Existiam no Éden as árvores das quais seus frutos eram permitidos comer e somente uma “proibida” (proibida com as aspas, pois Deus orientou, mas o casal era quem escolheria comer ou não!).
Eva foi tentada por satanás e comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal e, ainda, deu do fruto para seu marido (Gn 3:6).
Eva pecou, mas não foi porque satanás (que falou por meio de uma serpente) é ruim, ela pecou porque deixou de ouvir a voz de Deus e foi desobediente.
Satanás age assim: ele só espera uma oportunidade! Ele não mostra coisas feias, ele mostra o que parece agradável ao paladar e atraente aos olhos (Gn 3:6).
Depois de comerem do fruto proibido, a pureza se foi e o pecado causou vergonha. O casal se escondeu da presença do Senhor, só que Deus ainda os chamou. (Gn 3:8-9).
Quando pecamos, queremos fugir de Deus, a vergonha é tanta que não temos nem vontade de orar – e é exatamente isso o que satanás quer! -, mas, meu amado, Deus não desiste de você!
Deus perguntou a Adão e Eva se eles tinham comido do fruto. Não que Ele não soubesse, afinal, Ele é Onisciente, mas, o Senhor queria que eles confessassem o que fizeram (Gn 3:11).
Quando você pecar, não demore a confessar seu erro. Deus já sabe de tudo! Ele quer que você fale para Ele, mate o seu orgulho, peça perdão, e continue a caminhada junto dele!
Quando pecamos, arrumamos desculpinhas esfarrapadas para explicar o que aconteceu. Adão disse que a culpa era do Senhor, pois foi Ele quem deu Eva como esposa, e ela era quem o tinha induzido ao pecado. Já Eva, disse que a serpente (que na verdade, foi usada por satanás) a enganou (Gn 3:12-13).
O pecado de ambos resultou em várias consequências e, dentre elas, a morte – física e espiritual (Gn 3:16:19).
O pecado deixou Eva e Adão nus… E Deus? Ah, o Senhor, como sempre é, foi misericordioso. Mesmo depois do casal ter pecado, mentido e se escondido do Senhor, Deus os deu novas vestes (Gn 3:20).
Deus é mesmo muito misericordioso, e sempre, independentemente se somos fiéis ou não, Ele é e sempre será!
Que Deus te abençoe!