04# O CRISTO EXALTADO – Parte 2

No último devocional, começamos a estudar a visão do Cristo exaltado, apresentado por João, em Apocalipse 1:9-20. Vimos que, diante da majestade do Senhor, o apóstolo caiu aos seus pés, como morto (v.17). Este foi um gesto de reconhecimento da grandeza de Cristo. E, neste momento que o apóstolo faz isso, o Cristo exaltado lhe diz: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; estive morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno (vs. 17-18). Que descrição magnífica do poder de Cristo!

1. Ele é possui poder absoluto sobre todas as coisas (v. 17). As expressões: “Primeiro e o Último” descrevem nosso Senhor como tendo a divindade absoluta (cf. Is 41.4; 44.6; 48.12), afinal de contas, estes termos só são dirigidos a Deus em toda a Bíblia, e agora são aplicados a Jesus. Ele é o “primeiro”, isto é, a fonte de toda a vida. É também o “último”, isto é, o alvo de toda a existência. Para ele todas as coisas caminham. Nada do que acontece está fora do seu controle!

2. Ele possui poder absoluto sobre a vida (v.18). Jesus também apresenta-se como o Senhor sobre a vida: eu sou aquele que vive; estive morto, mais eis que estou vivo pelo século dos séculos (Ap 1:18). Jesus é aquele que passou pela experiência da morte e a venceu. Exatamente por isso, Cristo pôde dizer que têm as “chaves” da “morte e inferno” (Ap 1:18b). O que isso significa? Chave é símbolo de “autoridade”. Quem tem a chave tem autoridade. Ele tem a chave da “morte”, palavra que está se referindo a cessação de vida, a morte física. Além disso, tem a chave do “inferno”, cujo significado é “sepultura ou sepulcro”, ou seja, o lugar para onde os mortos vão: o túmulo. Quando Jesus diz que tem as “chaves da morte e do inferno” significa: que ele tem autoridade sobre a morte física e sobre o túmulo. A morte não pode mais infligir “temor, porque Cristo está com as chaves, podendo abrir os túmulos e levar os mortos à vida eterna”.

3. Ele poder absoluto sobre a história (v.19). Depois desta apresentação, o Cristo exaltado novamente dá a ordem para que João escreva as visões que está tendo: Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas (Ap 1:19). O Cristo exaltado lhe revelará o desfecho da história. Este versículo resume as revelações do Apocalipse. “As coisas que viste”, dizem respeito à visão do Cristo exaltado (Ap 1); as “que são”, a descrição do estado das igrejas da Ásia que receberiam o livro e recados particulares (Ap 2-3); “as que hão de acontecer”, o desfecho da história humana, narrada no livro (Ap 4-22). Jesus conhece todos os detalhes de toda esta história e por isso pôde revela-los.

A história não está caminhando para o nada. O mundo não está caminhando ao acaso. João é claro em dizer que Jesus tem autoridade absoluta sobre todas as coisas, sobre o universo, sobre a história. Nada foge ao seu conhecimento, e ele nos revelou o desfecho desta história para que o conheçamos e nos preparemos. Contudo, disse para João “Não temas” (v.17). As visões que ele teve não foram para lhe causar pavor, mas para lhe trazer consolo diante das tribulações.

Você pode dizer com todas as letras que confia neste Jesus de todo seu coração? Creia. É ele quem controla a história. É ele quem tem as chaves da morte e do inferno. Ao lado dele, nem mesmo a morte colocar um fim absoluto em nossa existência, pois quem morre ao lado dele, um dia será devolvido à vida! Ele é a fonte de toda a vida. Viva para ele. Coloque sua vida, seus sonhos, projetos, carreira, família, enfim, tudo aos pés do Cristo invencível! Você nunca irá se arrepender. Pague para ver!

 

 

,
Post anterior
03# O CRISTO EXALTADO
Próximo post
Fique atento!

Posts Relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X