O que você faria se Cristo aparecesse para você numa visão? Já pensou que experiência fantástica? João, o apóstolo, passou por ela, e caiu aos seus pés como que morto (Ap 1:17), tamanha perplexidade por poder ver o Cristo exaltado. Esta visão vem logo depois dele falar do tema principal do livro do Apocalipse (Ap 1:1-8), que é a volta triunfante de Cristo, como vimos no último devocional. A visão do Cristo exaltado é impressionante (Ap 1:9-20), e nos instiga a adorá-lo, ainda mais.
O apóstolo começa dizendo que é nosso companheiro, na tribulação, no reino e na perseverança (v.9). Realmente, todo cristão tem isto em comum. É alguém que enfrenta várias tribulações por causa da fé, é um cidadão do reino, é um lutador, determinado a perseverar até o fim, mesmo diante das afrontas e perseguições. Se você é um cristão, deve saber bem disso. No caso de João, estava em Patmos, uma ilha, que funcionava como prisão natural do império romano. E porque ele estava lá? Por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus (v.9b).
Foi lá, em situação adversa, num dia de sábado, que ele teve uma experiência visionária por intermédio do Espírito Santo (v.10). Lá ele recebeu a revelação do Apocalipse e ordem para escrevê-la e mandar as sete igrejas da Ásia (v.11). O império romano pôde bani-lo para Patmos como prisioneiro e separá-lo dos irmãos da fé, mas não pôde impedi-lo de continuar tendo contato com Deus! Ele ouviu a voz de Cristo falando com ele, e teve uma visão majestosa de Cristo (v.12)! Como João viu o Senhor?
1. Jesus foi visto andando no meio da igreja (v.12-13a, 20). João vê sete candeeiros, que representam a igreja. Os candeeiros serviam para iluminar, e esta é a função da igreja, ser a luz do mundo (Mt 5:14). Jesus foi visto no meio dos candeeiros, isto é, no meio da igreja. É ele quem a protege nas tribulações e quem a ajuda a cumprir sua missão!
2. Jesus foi visto como um filho do homem (v.13b). É uma referência ao “filho do homem” de Daniel 7:13, é um título messiânico. Jesus usou este título falando de si mesmo inúmeras vezes. A razão? Ele é o messias esperado, o ungido de Deus, o rei glorioso que reina para todo o sempre!
3. Jesus está com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro (v.13c). “Vestes talares” são vestidos longos. Estas roupas, na época, só eram utilizadas por pessoas importantes e poderosas. Elas ressaltam a importância e dignidade de Cristo!
4. Jesus foi visto com a cabeça e cabelos brancos como a lã e como a neve (v.14). Quem foi visto assim no Antigo Testamento, em Daniel 7:9? O próprio Deus. Esta imagem sugere que Jesus é Deus, e não um mero homem!
5. Jesus tem olhos como chama de fogo (v.14). O significado deste símbolo é que Jesus é onisciente. Ele tudo vê. Ele tudo sabe. Nada foge ao seu olhar!
6. Jesus tem os pés semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha (v. 15a). A imagem refere-se à sua função de juiz, e descreve a pureza de seu julgamento (Ap 2:18-20)!
7. Ele tem a voz como que de muitas águas (v.15b), isto é, sua voz é poderosa!
8. Ele cuida e protege os líderes das igrejas (v.16a, 20). O texto diz que ele possui sete estrelas em sua mão direita. Estas sete estrelas são os anjos das sete igrejas, isto é, os líderes das sete igrejas. Eles estão nas mãos de Jesus, pois Jesus está cuidando dos mesmos! Esta é a verdade por trás do texto!
9. Da boca de Jesus sai uma afiada espada (v.16b), uma referência a própria palavra de Deus (Hb 4:12). Em sua vinda ele trará juízo por meio desta espada (Ap 19:15).
10. O rosto de Jesus aparece brilhando como sol na sua força (v.16c), o que descreve a glória do Cristo exaltado!
Diante desta descrição, o que João faz? Cai aos seus pés, como morto! (v.17). E você, o que faria? O que fazer diante do Cristo exaltado, senão cair aos seus pés em sinal de reconhecimento de sua grandeza e de nossa insignificância? É esta a atitude correta diante do Cristo que servimos. O convite deste devocional para você, diante das informações apresentadas, é exatamente este. Reconheça a grandeza de Jesus e louve-o todos os dias da vida através de suas palavras e atitudes. Isto demostrará que, de fato, está caído aos seus pés. Que tal? Vamos fazer isso?