O bilionário que morreu pobre, mas realizado

No dia 27/01/18 morreu aos 91 anos de idade o empresário sueco Ingvar Kamprad, fundador do grupo de móveis e itens de decoração IKEA, que tem lojas em vários países do mundo. O que me chamou a atenção para a notícia foi a chamada da reportagem que dizia: Fundador da IKEA, que morreu nesse sábado, realizou o desejo de chegar ao fim da vida pobre (site Glamurama 29/01/18). A reportagem dizia que Ingvar chegou a constar na lista dos 10 homens mais ricos do mundo da revista Forbes, com uma fortuna estimada em R$ 190 bilhões, mas que nos últimos anos rejeitava essa condição e trabalhou para sair da lista direcionando sua fortuna para uma fundação filantrópica e para os seus filhos.  Dizia também que ao pressentir o fim da vida ele voltou para perto da fazenda onde nasceu para morrer do mesmo jeito que veio ao mundo, sem qualquer luxo, e conseguiu realizar o seu desejo.

Em um tempo onde TER é mais importante do que SER creio que uma atitude como essa deveria realmente chamar nossa atenção. Somos constantemente desafiados a obter mais e mais e gastar nossa vida, forças e saúde simplesmente para ter. Sem perceber medimos as pessoas e as julgamos pelo que elas têm, ou aparentam ter. Quem tem muitos bens e riquezas é bem-sucedido, e abençoado, mas quem não tem nada é fracassado, e deve estar em pecado. Só pode ser pecado, e dos grandes, pois se não tem bênçãos materiais é porque as bênçãos de Deus não o alcançaram. Penso que precisamos ter cuidado com certos conceitos de valor do mundão, e como filhos de Deus precisamos avaliar se esses conceitos estão contaminando os nossos próprios valores.

TER é bom, se o teu coração for bom, e se você for mais de Deus do que do mundo. Se for assim você será benção onde estiver e não será dominado pelos seus bens. Mas se você for mais do mundo do que de Deus, certamente nunca se fartará de buscar mais as riquezas, e cada vez mais irá se afastar de Deus, ou tentará se aproximar Dele, mas não para conhece-Lo, e sim para tentar obter mais riqueza. O pior é tem templos cheios de pessoas buscando a Deus para obter riquezas materiais. Tem pregadores cujo único assunto ministrado é prosperidade, e mesmo assim atraem multidões.

A Bíblia fala bastante sobre o assunto, mas para nos ensinar que nossa maior riqueza deve ser conhecer e servir a Deus, e para nos alertar sobre o perigo de vivermos com as motivações erradas. No Salmos 62:10b (NTLH)  diz: “Ainda que as vossas riquezas aumentem, não confiem nelas”. Diz também para juntarmos tesouros no céu, e não na terra (Mateus 6:19-20). Em Mateus 6:24 diz: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro”,  referindo-se às riquezas.

Por isso quer você tenha muito, ou pouco, ou ainda mais ou menos, saiba que no final da tua vida o muito ter não vai representar nada. Ter enterro rico ou pobre não muda a condição do que está sendo sepultado. Chegamos aqui sem nada e morremos sem levar nada. Sendo assim, faça bom uso do que você tem e escolha glorificar a Deus, seja no pouco ou no muito, e certifique-se que mais do que ter riquezas aqui, você esteja juntando tesouros no céu.

, , ,
Post anterior
Competências do futuro ou do agora?
Próximo post
Mulher

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
X