O ministério de Jesus é marcado pela mensagem do Reino. Ele a transmitiu por meio de diversas parábolas – pequenas histórias que ilustram uma verdade.
Em Mateus, capítulo 13, encontramos a parábola do Joio e do Trigo. Nela, o Mestre compara o Reino de Deus com um homem que semeou boa semente em seu campo, onde o inimigo semeou a sua erva daninha, o joio, disfarçadamente.
Antes de continuar, se possível, gostaria que você lesse a parábola em Mateus 13.24-30, e também a explicação feita pelo próprio Cristo, nos versículos 36 a 43.
Continuando, você já ouviu algum sermão sobre esta parábola? Pois é, este é um assunto delicado e pouquíssimo comentado em nosso meio. Mas este é um assunto que merece nossa atenção, pois o próprio Jesus fez questão de tratá-lo com os seus.
Note que no versículo 38 Jesus chama a boa semente (trigo) de “filhos do Reino”. Por outro lado, chama o joio de “filhos do maligno”. E, ambos crescem juntos na plantação ou no campo. Jesus ensina que o campo é o mundo.
Pense! A mensagem principal é: embora o reino de Deus seja presente, vivemos misturados aos ímpios na sociedade. O mal ainda está ativo na sociedade, no mundo, pois o reino de Deus ainda não veio em plenitude. Por isso mesmo, os filhos do reino e os filhos do maligno convivem juntos. O trigo e o joio compartilham do mesmo solo, dos mesmos nutrientes, da mesma água, do mesmo sol. O detalhe é que no dia da colheita (o grande dia do Senhor), o joio será arrancado e lançado no fogo para ser queimado, enquanto o trigo será recolhido para o celeiro.
Joio e trigo, trigo e joio, ambos se parecem muito. Mas atenção, joio é joio, e trigo é trigo.
E quem pode dizer quem é trigo e quem é joio? Só o Senhor: “o Senhor conhece os que são seus” (II Tim. 2.19). Não cabe a nós, julgar. Não somos nós quem faremos a colheita. Nossa tarefa não é identificar quem são os falsos, mas viver como verdadeiros filhos do reino. A separação definitiva para um ambiente somente com os filhos do reino ocorrerá com e regresso daquele que plantou as boas sementes (O Filho de Deus), quando o reino será estabelecido em plenitude.
Quem é você no Reino de Deus?
Viva como filho do Reino!