Na época de Jesus, as crianças eram consideradas uma classe inferior de pessoas. A história registra a terrível negligência e abusos contra as crianças. Havia um dito rabínico no primeiro século que evidencia bem o desprezo para com as crianças: “Dar atenção a uma criança é uma perniciosa perda de tempo…, como beber vinho ou associar-se com os ignorantes”. Era considerado “tagarelice” conversar com uma criança menor de doze anos. Essa desumanização da criança naqueles tempos reflete o que se vive hoje em muitos lugares.
Para o evangelho, contudo, crianças são importantes e devem ser valorizadas. Durante o ministério de Jesus, quando alguns pais trouxeram crianças até ele, os discípulos repreenderam essas pessoas (Mc 10:13), possivelmente por causa da mentalidade da época. “Jesus não tem tempo para perder com crianças”, pensavam. A palavra “crianças”, do texto, pode tanto se referir a crianças recém-nascidas quanto a crianças entre 8 e 12 anos. O Senhor disse: Deixai as crianças virem a mim (Mc 10:14). Ele não tinha problema em parar para atender aos pequeninos e dar atenção a eles! Crianças são importantes para Jesus! Ele amou e valorizou os pequeninos!
Ao aproximarmos mais um dia das crianças, a Fumap também louva a Deus pela vida dos pequeninos! Que Deus possa dar sabedoria e muito amor a todos os pais para guiá-los nos seus caminhos! Todo grande líder um dia também já foi criança! Que Deus nos ajude reconhecer o valor dos pequeninos, para que os tratemos com respeito e levantemos nossa voz contra todo tipo de exploração e preconceito que estes venham a sofrer! Feliz dia das crianças a todas as crianças!
E… só para lembrar… todos nós um dia já fomos crianças também!