Namorar é bom demais! A paixão, quando é correspondida, alegra o coração. Ela quer te ver todos os dias, ele não cansa de te enviar pequenas mensagens ao longo do dia, todas girando em torno de frases assim: “saudades”, “tô louco pra te ver”, “te quero pra sempre”, “ontem foi maravilhoso” e por aí vai, tudo muito lindo!
Só que (sempre tem um “mas”) aquilo que, por vezes, inicia da maneira mais romântica possível, ganha contornos difíceis. Ciúmes, controle excessivo da agenda do outro, desrespeito aos pais, desrespeito de um para com o outro, um grude que, dependendo do grau, quem vê de fora não consegue identificar se naquele canto tem duas pessoas abraçadas ou se a coisa complicou mais (sei que você me entende).
Esse tipo de namoro dificilmente tem uma final feliz. Algum dos dois vai acordar e perceber a enrascada que se meteu. Duro dizer, mas se vierem a casar será pior, pois o problema aumenta e descobrirão da pior maneira que os erros do namoro serão fatais para a vida do casamento.
Como está o seu namoro? Seja sincero, você está buscando simplesmente satisfazer a si mesmo? Você está construindo um relacionamento com bases sólidas, diante de Deus, dos pais, da igreja e da sociedade ou você aceitou a proposta de nossa geração de curtir enquanto valer a pena?
Pensando em tudo isso, tenho uma sugestão para esse “Dia dos Namorados”: além do presente que você decidiu dar (já escolheu, né? Se não, corre para não ficar feio!), vejam o que vocês precisam corrigir para ter um namoro mais legal, que glorifique a Deus. Peçam perdão, se for o caso, para Deus e um para o outro. Mudem o padrão das atitudes e comportamentos, para o bem de vocês e, também, para que esse relacionamento possa ter a chance de um final feliz.
Se esse não é o seu caso, isto é, se em seu namoro está tudo bem, estão se respeitando, permitindo que o sentimento cresça dia após dia, esperando a hora certa de cada coisa, analisando com a razão e em oração se essa é a vontade de Deus para vocês, parabéns! Comemore a data com bastante gratidão a Deus. Porque, ouso dizer que boa parte dos leitores não se junta a vocês. Ao contrário, estão no parágrafo anterior, com dificuldades de manter um namoro saudável.
Ao final, preciso afirmar duas coisas importantes:
- Escrevo tudo isso com muito carinho a cada casal de namorados e outros jovens que estão pensando em namorar. Sei o que é ter um namoro saudável, como sei o que é estragar um relacionamento com egoísmos e maldades. A verdade é que ao escrever tudo isso, a intenção é te ajudar a pensar e, se necessário, mudar (ou mesmo terminar um relacionamento sem chance de prosperar) porque, diante de Deus, somente assim vocês poderão encarar o casamento como ele é: a maior alegria e bênção que um homem e uma mulher podem ter.
- O principal casal de namorados da Bíblia terá um final feliz! Ele se apaixonou por ela desde que a viu. Fez tudo para tê-la. Ela cometeu erros e parecia que o relacionamento não seria possível, mas ele, literalmente, deu sua vida por ela, porque a ama profundamente. Ao invés de pensar só em si, olhou para o futuro como se dissesse: “esse relacionamento tem um alvo, o altar, a festa e nós vamos chegar lá! Eu te amo!” Ela aceitou esse amor e hoje, eles aguardam ardentemente o dia do casório! Você sabe de quem estou falando: de Jesus e de sua noiva e ela se chama Igreja.
Antes que eu me esqueça, o final feliz, se quiser ler está em Apocalipse 19:7 a 14.
Feliz Dia dos Namorados!