Certa vez, estava eu no carro de um amigo, em uma das principais avenidas de Belo Horizonte, quando, de repente, um veículo nos deu uma fechada e seu motorista, proferindo palavrões e fazendo gestos obscenos, seguiu em frente. Porém, alguns metros à frente, o semáforo ficou vermelho e, para minha surpresa, o meu amigo, indignado, desceu do carro e foi em direção ao outro. Bateu no vidro. O outro motorista ficou em estado de pânico.
Jesus, em um de seus grandes discursos sobre a vida cristã, ensina-nos que: “Bem aventurados são os mansos, porque herdarão a terra” Mt 5.5. Ser manso é ter uma índole pacífica, o que não é tarefa fácil para quem vive em um mundo que aprecia a brutalidade. Não obstante, a geração que tem a mente transformada e que vive como agente do rei Jesus não deve ter o mesmo comportamento daqueles que ainda não se tornaram cidadãos do Reino. A geração Metanoia, que vive o Reino, não compactua com bullyng, responde com brandura e serenidade ainda que afrontada. Jesus nos ensina que a bandeira do cidadão do Reino é a paz!
Vivemos num tempo onde as pessoas vivem com as emoções à flor da pele. Infelizmente, não é raridade vermos indivíduos com temperamento explosivo na família, no trabalho, na faculdade e até mesmo na igreja. Contudo, o nosso Senhor nos convoca a viver, neste presente mundo, sem nos contaminar pela amargura, pelo ressentimento, pela raiva, pelo ódio, pela intolerância e pela revolta, bem como nos convida a uma vida sem impetuosidade; uma vez que quem vive a metanoia não se deixa levar por sentimentos que corroem a alma e tem sob controle suas emoções. Mesmo aqueles que possuem uma natureza explosiva, podem contar com a preciosa ajuda do Espírito Santo e, assim, terem suas vidas transformadas pelo poderoso evangelho do Reino.
Ah! O meu amigo entendeu que a mansidão faz parte do caráter cristão, pois é um principio bíblico que deve ser levado muito a sério. Em outras situações semelhantes ou até piores, ele teve atitude diferente, passou adotar um comportamento digno de quem é cidadão do Reino de Cristo! Glória a Deus! E, a você que acha que não consegue, recomendo-lhe experimentar um pouco do evangelho do Reino, praticar os ensinamentos de Jesus Cristo e, dessa forma, ver que nada é impossível para o nosso Rei. Seja manso! Viva o Reino!