Quem se comunica, descomplica!

Comunicação é uma palavra derivada do termo latim “communico”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. É através da comunicação que nós compartilhamos diferentes informações,  o que a torna imprescindível para nossa vida em sociedade.

Podemos nos comunicar de diferentes formas: verbal, escrita, ou até mesmo com gestos, expressões faciais e imagens. Mas nem sempre aquele que se comunica consegue transmitir a mensagem de forma completa e sem falhas. Você conhece a brincadeira de criança chamada “telefone sem-fio”? A brincadeira inicia quando o primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase, e este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. No final o último da fila diz em voz alta o que entendeu, e é ai que está a graça: na maioria das vezes a frase sai muito diferente daquilo que o primeiro falou.

Quando dizemos algo e a pessoa entende parcialmente ou até mesmo completamente diferente, podemos afirmar que houve ruídos de comunicação. E é justamente isso que pode acontecer num relacionamento a dois. A falta de comunicação pode gerar mal-entendidos, atritos, mágoas e feridas entre os casais.

O ideal seria que todos nós tivéssemos um momento do dia para conversarmos com nossos cônjuges, seja para um simples bate-papo sobre como foi o dia de cada um, ou até compartilhar as preocupações, pedir conselhos. O fato é que casais jovens têm uma rotina bastante agitada, geralmente trabalham e estudam e/ou ainda têm filhos pequenos, e encontrar tempo para conversar em meio a tantos outros afazeres acaba sendo uma tarefa muito difícil. Difícil, mas não impossível.

O casal precisa dedicar tempo e separar momentos especiais para longas e calmas conversas. Tal atitude gera a aproximação, tornando-os participantes da vida um do outro. Quando existe esta intimidade entre o casal, muitos conflitos podem ser evitados. O exercício da comunicação produz a paciência, a empatia, e fortalece a amizade do casal.

A Bíblia nos ensina em Tiago 1:19 que para se comunicar bem é preciso estar pronto para ouvir – “Todo homem seja pronto para ouvir e tardio para falar.” O bom conjugue é aquele que valoriza o parceiro, respeitando-o e ouvindo o que tem a dizer. Quantas vezes o seu esposo(a) te procurou para conversar e ficou falando horas sobre aquele mesmo assunto sem dar espaço para você opinar? O tão famoso “desabafar” é ao mesmo tempo tão simples quanto eficaz, traz alivio para quem o faz. Da mesma forma, compartilhe seus anseios e preocupações com seu parceiro. Você descobrirá o benefício de ser ouvido.

É importante entender que não são as diferenças entre o homem e a mulher que colocam um casamento em risco, mas sim a falta de empenho para comunicar essas diferenças. Estejam dispostos a ouvir, considerem os sentimentos do outro, busquem juntos uma solução para os problemas, cultivem o respeito, encontrem tempo para conversarem e desfrutem da companhia.

E por fim, leiam e estudem a Bíblia. Nela vocês encontrarão o padrão divino para a comunicação eficaz no casamento. Se fizerem isso, o casamento trará alegria para vocês e sua família.

,
Post anterior
Viralize a fé
Próximo post
Como sobreviver ao dia dos namorados solteiro

Posts Relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X