Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. (Mt 7: 24-26, NTLH).
O que é mais fácil: falar ou ouvir? Entrar por um ouvido e sair pelo outro, ou ouvir e obedecer? Geralmente as pessoas têm muito mais facilidade para falar e para esquecer, do que para ouvir e obedecer.
Hoje em dia até as igrejas estão cheias de pessoas que ouvem e conhecem a palavra de Deus, mas não praticam, ouvem e pregam uma coisa, mas vivem outra.
Na Bíblia o ouvir não é somente o escutar com os tímpanos, mas está associado e significa OBEDECER.
Pra Jesus, a sabedoria do ouvir, do “ouça” (do título acima) está em obedecer, ou seja, quem é sábio obedece, e obedecer é amá-lo de todo coração, de toda alma e com toda força. É guardar no coração suas ordenanças, é vive-las intensamente acima de tudo.
Veja agora o exemplo de dois homens, um que não obedeceu ao que ouviu de Deus e o outro que obedeceu prontamente o que o Senhor falou e quais as desvantagens e vantagens de obedecer a Deus ou não.
– Em Nm. 22: 9-12, 21 e 22, Deus repreendeu Balaão para não amaldiçoar seu povo, mas ele não quis ouvir e desobedeceu mesmo assim. Então o Senhor se irou contra Balaão e mandou um anjo para matá-lo.
Que triste! Mesmo o Senhor repreendendo Balaão, ele não quis obedecer. Portanto, cuidado! Ouvir a Deus e não obedecê-lo pode nos trazer sérios prejuízos.
– Em Gn. 12.1-4, Deus falou para Abraão sair de onde ele morava deixar seus parentes e ir para outro lugar onde Deus o mostraria. Assim Abraão fez.
Que maravilha! Abraão ouviu e obedeceu prontamente. Quem assim faz, certamente, será muito abençoado por Deus!
Enfim, todo homem que ouve e pratica as palavras de Jesus é sábio, edifica sua vida, suas atividades na rocha (Cristo) estes resistirão as provações, as tentações e o juízo final. Mas os que ouvem as palavras de Jesus e não as pratica são tolos, estão construindo “castelo de areia”, constroem suas vidas e ações sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama, da popularidade, os quais não resistirão à ação demolidora no dia do Julgamento de Deus.
Agora é preciso decidir, tomar a atitude de firmar sua vida com Cristo, ouvir e obedecê-lo, colocar tudo aos seus pés e confiar só n’Ele e o mais Ele pode fazer por você!