QUANDO CHORAR É O QUE APENAS NOS RESTA

Chorar é um comportamento que faz parte do repertório do homem desde seu nascimento. Nós não aprendemos a chorar, nascemos sabendo chorar. Diga-se de passagem, a primeira coisa que do bebê faz quando nasce é chorar. O choro vai ser muito útil para o bebe, ele vai usar este pra se comunicar e conseguir aquilo que lhe faz falta. Logo, existe o choro de fome, o choro de sono, o choro de dor e até o choro de chamar atenção para si. A mãe do bebe é quem rapidamente irá aprender a distinguir habilmente cada tipo de choro, e será ela que terá condições de cuidar do bebe na medida correta.

O choro será modificado com o tempo, ao ponto de que boa parte das pessoas consegue controlar a emissão ou não deste comportamento. No entanto, o choro sempre será uma das maneiras mais sinceras que o homem tem para expressar seus sentimentos, conseguir algo ou demonstrar um tipo de dor. Sempre existirão aqueles que choram pouco e aqueles que só sabem chorar. Às vezes isso pode ser só um tipo de “manha”, igual ao do bebê, no entanto, muitas vezes a causa do choro pode ser infelicidade.

Pessoas infelizes têm sido mais comuns a cada dia. A infelicidade possui as mais variadas causas: falta de dinheiro, falta de saúde, solidão, indiferença, preconceito, e assim por diante. Sendo que tais causas não são consequência de algum comportamento inadequado, simplesmente acontecem. Enfim, a vida cristã não é só sorriso. Choramos! Todavia, o choro de Mateus 5:4 é diferente de todos esses. Ali Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4). De acordo com o contexto, o “choro”, está ligado ao arrependimento. A palavra usada por Jesus tem o sentido de entristecer-se com uma profunda tristeza que toma conta de todo o ser, de tal maneira que não se pode ocultar.

Esse chorar a que o texto se refere aponta tanto para o desespero de alguém que perde um ente querido quanto para o mesmo sentimento dos que choram pela inocência perdida. Estes serão consolados! Os que choram diante da natureza pecadora, decaída, diante do abismo cheio de veneno do pecado serão consolados! Aqueles que choram pela justiça esquecida e pelas injustiças cometidas serão consolados! Todos aqueles que choram por seus pecados receberão o único consolo que alivia o desespero: o perdão da graça de Deus! Essas pessoas são muito felizes! Esses são os cidadãos do reino dos céus!

Quem irá consolar será o Pai! Ao arrependido basta confiar e esperar, o resto é por conta do nosso Deus. Da mesma maneira que o bebê só pode aguardar o cuidado da mãe que virá após o seu choro, muitas vezes nós temos que apenas aguardar os cuidados de Deus. Assim como a mãe que ouve e reconhece qual é o tipo de choro do seu filho, da mesma maneira o nosso Senhor lida com cada um de nós, Ele escuta o nosso choro e sabe qual é a sua causa.

Próximo post
P I J 3 – Pensando igreja jovem – RUMAP Paulistana Noroeste

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X