O MAIOR DOS PRESENTES

Estamos no final do ano. Esta é uma época marcada pela troca de presentes. Costumamos dar e receber presentes neste período. É uma época de festa, alegria, refeições em família, risos, gratidão, etc. Pois bem, se você é um cidadão do reino, nesta época, também gostaria de convidar você a agradecer a Deus pelo maior de todos os presentes que já recebeu: a salvação e o privilégio de viver para Deus. Existe uma pequena parábola de Jesus que mostra que ser cidadão do reino de Deus é dádiva, é presente. É a parábola do camelo e da agulha, que é narrada em três dos quatro evangelhos (Mt 19:23-26; Mc 10:23-27; Lc 18:24-27), sempre depois da história do jovem rico. Ela se constitui de apenas uma frase: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus (Mt 19:24 – NVI).

Jesus faz uma comparação com exagero. O camelo era o animal de maior porte na Palestina, e o fundo de uma agulha, o menor orifício de um objeto familiar. O mestre intencionalmente faz a comparação do maior animal com a menor abertura, para evocar a “impressão do impossível”.

O que Jesus quis ensinar com esta parábola? Lembremos-nos de que a parábola vem depois do incidente com o jovem rico, que queria saber “o que fazer para herdar a vida eterna?”. Depois que ele vai embora, Jesus conta esta parábola, que também é uma resposta a esta pergunta. Depois de contar a parábola, o texto diz que os discípulos de Jesus ficaram “perplexos” com a comparação, e perguntaram: Neste caso, quem pode ser salvo? (Mt 19:25). E porque os discípulos tiveram esta reação? Exatamente, porque os judeus viam as riquezas como uma comprovação da bênção de Deus na vida de uma pessoa.

Tente seguir a lógica dos discípulos: se o rico (na mente deles, alguém abençoado por Deus) não pode se salvar, então, quem pode? Jesus lhes responde: Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis (Mt 19:26). Noutras palavras, Jesus está mostrando que a salvação é um presente da graça de Deus. Sem o poder de Deus, de fato, ninguém pode se salvar, ninguém pode ser um cidadão do reino de Deus! A salvação só é possível por causa da graça!

Você conhece alguém que confia demais em si mesmo? Conhece alguém que confia demais naquilo que têm? Se você é um cidadão do reino de Deus, precisa correr para bem longe destes caminhos. Uma pessoa autossuficiente não consegue admitir as suas falhas e limitações. O nosso desafio diante desta parábola é reconhecer que por nós mesmos não poderíamos entrar no reino de Deus. A salvação é sempre um milagre da graça de Deus.

Diante disso, se você é um salvo, um cidadão do reino de Deus, saiba: não é por causa de você ou dos seus méritos. Por isso, gostaria de convidá-lo hoje, a louvar a Deus por seu grande amor e a confiar nele, ainda mais! Agradeça-o sempre pelo maior dos presentes, diante do qual, os outros diminuem o brilho.

Pense nisso.

Post anterior
Confira as caravanas confirmadas…
Próximo post
Conta mais uma! – A nova lição da FUMAP

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X