Você já teve a experiência de investir seu dinheiro em algum negócio, em algum imóvel, em alguma ação, e perder o investimento? Ninguém gosta de perder. Por isso mesmo, os investidores, ao redor do mundo, pensam muito bem antes de investir seu patrimônio num negócio, num novo tipo de moeda, em ações ou títulos do governo, em imóveis, etc. E mesmo investindo com todo cuidado, ninguém está imune de às vezes ser surpreendido com uma decisão equivocada. Pois bem, isso sempre foi assim. Mesmo no mundo antigo.
Em sua primeira carta, o apóstolo Pedro escreveu sobre investimento. Ele escreveu para cristãos que estavam sofrendo acusações e difamações por conta da fé. Os cristãos da época do apóstolo estavam sendo hostilizados na sociedade que viviam. A fé cristã não era compreendida. Por isso, depois de mostrar aos mesmos que Deus pode utilizar estes sofrimentos para fazer com que amadureçam na fé (1 Pd 4:12-16), ele os desafia: “Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus devem confiar a vida ao fiel Criador” (1 Pd 4:19).
O verbo grego traduzido por “confiar” é paratithesthai. Trata-se de um termo utilizado no mundo dos negócios da época do apóstolo Pedro. Era um termo bancário que significa “depositar com segurança”. Quando alguém ia depositar seus bens ou dinheiro em um banco ou deixar nas mãos de alguém, estudava, primeiro, as garantias que o local do investimento lhe oferecia, para ter certeza que perderia o seu dinheiro; que aquele investimento realmente valeria a pena.
Pedro utiliza este termo, mas, de um modo diferente. O desafio do apóstolo é para que os cristãos “depositem sua vida” ao fiel Criador. Ele deseja que os cristãos que estão sendo hostilizados por causa da fé, reafirmem a decisão mais extraordinária que eles haviam feito, que era entregar a vida ao Senhor e confiar completamente nele!
O investimento mais seguro que existe é depositar a vida a Deus, é entregar tudo o que você tem a Deus! Diante das incertezas, das calúnias, das lutas, da pressão, não pense duas vezes: confie firmemente no fiel Criador. Este é investimento mais seguro que existe! Não existe nenhuma chance deste “banco” quebrar ou deste investimento não lhe dar o retorno prometido: o sentido e significado para viver; a vida verdadeira.