Escolha o caminho certo. Vale a pena!!

Em meio a tantas revelações de escândalos políticos relacionados a corrupção ficamos com a impressão que não se salva ninguém. Temos ouvido cada coisa inacreditável que ficamos até meio amortecidos. Fala-se de milhões e milhões de pagamentos em propinas, caixa 2, notas frias, desvios, malas de dinheiro, compra de votos, e tratam desses assuntos em delações como algo tão normal que é difícil acreditar. Ainda hoje li um artigo onde um famoso cantor gospel que apoiou um dos candidatos envolvidos no escândalo da JBS declarou: “Confiar em quem?”. Não é fácil mesmo. Quando olhamos a nossa volta está difícil fazer as escolhas certas.

Para muitos jovens talvez esse cenário seja desencorajador visto que várias pessoas públicas se apresentam como salvadores da pátria jurando serem honestos e corretos até serem desmascarados por gravações ou delações que revelam que na verdade são corruptos enganadores. Está difícil encontrar bons modelos de referência, principalmente na política ou no ramo empresarial, que é o que está mais em alta em nossos noticiários e páginas da internet.

A Bíblia, entretanto, já nos alerta para não confiarmos no homem (jeremias 17:5), mas sim em Deus. Diz também que o coração do homem é enganoso (Jeremias 17:9) e quando Jesus fala da parábola do semeador diz que em muitos corações o engano das riquezas sufoca a semente da palavra de Deus (Mateus 13:22). Compreendemos que aqueles que tem sua vida voltada apenas para o mundo e seus valores realmente se perdem na ganância das riquezas, mas esses modelos de empresários e políticos, por mais bem sucedidos que pareçam ser,  não servem de referência para nós. Pelo menos não deveriam servir.

Quando a Bíblia descreve Jó (Jó 1:1) atribui a ele 4 características 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Isso tem a ver com caráter, essência. Tem a ver com formação? É bem provável, mas mais do que tudo tem a ver com escolha.

Íntegro significa:   totalmente probo, irrepreensível na sua conduta; honesto, incorruptível.

Reto significa: que é conforme à justiça, à equidade; justo.

Temente a Deus se diz de alguém que leva Deus e sua palavra a sério.

Desviava-se do mal significa que Jó não dava mole para o que não parecia correto.

Essas características podem e devem fazer parte do que somos e devem se refletir nas escolhas que fazemos. Quando as comparamos com o que temos ouvido e lido nos últimos dias, vemos que as pessoas envolvidas nesses casos de corrupção demonstram não possuir essas características nem tão pouco agir influenciadas por elas.

Acho interessante considerar que sempre existem escolhas e todos os nossos atos são frutos delas. Fazemos nossas escolhas com base nos filtros, valores e princípios que trazemos em nosso “coração”. As escolhas de Jó se baseavam nas 4 características que listamos acima, e o resultado é que Jó foi bem-sucedido e respeitado por todos. A Bíblia só menciona o patrimônio físico de Jó após revelar o seu caráter. Sua riqueza vem depois da sua essência. Seu sucesso vem depois dos seus valores e princípios.

Não desanime por ver tantos sendo levados pelos escândalos e pela quantidade de lama que tem vindo à tona. Mas ao fazer tuas escolhas e tomar tuas decisões nas tuas diferentes áreas de atuação, ou mesmo no teu dia-a-dia, certifique-se que os valores do REINO de DEUS estejam bem firmados no teu caráter. Ter a consciência tranquila e a paz de Deus que excede todo entendimento reinando em nossos corações (Filipenses 4:7) não se compara a nada que o mundo possa nos oferecer. Fique esperto, escolha o caminho certo e esse é o caminho dos valores do REINO de Deus.

, , , ,
Post anterior
CRIANDO FILHOS PARA GLÓRIA DE DEUS
Próximo post
Viralize a fé

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X