CRIANDO FILHOS PARA GLÓRIA DE DEUS

Não somos pais perfeitos e nem possuímos filhos perfeitos. Por causa das disfuncionalidades presentes nos seres humanos, em razão da rebelião da humanidade, é um desafio criar filhos. Nossos filhos nascem com os efeitos da queda presentes em sua natureza e nós, pais, também lutamos contra estes mesmos efeitos (até mesmo os cristãos!). Temos um grande desafio: Pais imperfeitos precisam educar filhos imperfeitos.

Mesmo sabendo disso, frente as nossas limitações, como podemos criar filhos para a glória de Deus; criar filhos de uma maneira que o agrade; sermos fiéis à nossa missão como pais? A Bíblia oferece algumas respostas para nos ajudar nestas questões. Uma delas está em Efésios 6:4. Este texto diz: E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. O que este texto ensina?

Em primeiro lugar, há um erro a evitar: os pais não devem irritar os filhos. O texto deixa subentendido que, se os pais não se cuidarem – inclusive pais cristãos -, eles podem acabar provocando a ira em seus filhos. Há muitos erros cometidos pelos pais que podem irritar seus filhos, tais como: excesso de proteção, pedir uma coisa e fazer outra, favoritismo, mentiras, injustiça na disciplina, desestímulo, menosprezo, ironias, uso de palavras ásperas, crueldades físicas e assim por diante. Criamos filhos para a glória de Deus quando cuidamos para não provocá-los à ira, mesmo sabendo de todas as nossas limitações.

Em segundo lugar, há um conselho a seguir: criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. O verbo “criar” significa literalmente “alimentar”, “nutrir” ou “educar” para se tornar maduro. Os pais tem esta missão de educar os filhos para a maturidade, para que Cristo seja gerado neles. É no lar cristão o lugar onde os nossos filhos devem aprender sobre o Senhor e a vida cristã. E isso é uma incumbência nossa, dos pais! Devemos assumir esse papel, ao invés de esperar que a escola ou igreja o façam.

Educamos os nossos filhos para que eles se tornarem maduros por meio da correção, a fim de treiná-los (“criai-os na disciplina”), e por meio do ensino do evangelho (“criai-os na instrução do Senhor”). Criamos filhos para glória de Deus quando os ajudamos a se tornarem pessoas maduras em Cristo!

Minha oração, dia-a-dia, frente ao desafio de criar filhos, é para que o Espírito Santo nos ajude nesta desafiante e recompensadora tarefa!

, ,
Post anterior
QUEM SOU EU?
Próximo post
Escolha o caminho certo. Vale a pena!!

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X