Em todo o mundo os jovens estão se casando mais tarde[1]. Esse fenômeno é demonstrado por várias pesquisas realizadas mundo afora, e revela uma mudança no comportamento dos jovens solteiros do século XXI. Segundo essas pesquisas, os jovens estão dando prioridade aos estudos, à carreira profissional, à aquisição de bens materiais, à tecnologia, ao meio ambiente e à sustentabilidade, e isso demonstra que o casamento não é mais um objetivo de vida, e sim a última opção na lista de realizações desta geração.
Segundo o IBGE[2], a diminuição do número de casamento abaixo dos 25 anos de idade revela uma mudança de comportamento da juventude em relação ao casamento, que seguirá as próximas gerações. Os jovens de hoje casam menos e mais tarde.
Este fenômeno também está atingindo jovens cristãos, e pode ser facilmente constatado em nossas igrejas locais. Pare um instante e reflita: nos últimos dois anos, quantos de seus amigos cristãos com até 25 anos de idade se casaram? Não ache estranho o fato de você demorar pra responder esta pergunta, porque a diminuição do número de casamentos de cristãos nesta faixa etária é uma constatação desta nova realidade que também está presente na igreja, e é um sinal de alerta para a igreja cristã.
Nesta série de artigos, apresentaremos princípios bíblicos da Bíblia Sagrada, que orientam o jovem cristão no caminho do casamento que glorifica a Deus, e que abençoa o casal de jovens que acredita na benção do matrimônio.
- Entenda que casamento é projeto de Deus. Deus é o autor do casamento e não o homem. O casamento é criação divina para o bem do homem e da mulher, e não uma imposição da sociedade e dos costumes antigos. Essa compreensão faz muita diferença na vida a dois, porque disciplina o casal, desde o namoro, a aceitar o que Deus ensina sobre o casamento e dá força para rejeitar as ideias contrárias da sociedade sobre o assunto.
- Jovens cristãos devem pensar seriamente sobre casamento. O casamento não é algo sem importância na vida de uma pessoa. Deus criou o casamento entre um homem e uma mulher antes do pecado, e foi a partir do casamento que vieram as posições de marido, esposa, pai, mãe, filhos e família. O casamento é um chamado de Deus para a humanidade (Gn 2.18: “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” e 1.27-28: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”), confirmado pelo Senhor Jesus (Mt 19.4-6: “Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”).
Apesar das outras prioridades da vida (carreira, dinheiro, patrimônio, estudos, causas, etc.) também terem sua importância, o casamento é uma prioridade mais elevada, porque foi instituído por Deus antes de todas estas cosias. Na Bíblia, o casamento precede o trabalho, o dinheiro, o sucesso, a moradia, filhos, amizades, e inclusive o pecado, o que é uma evidência da superioridade do casamento diante das outras coisas da vida. Deus não adiou a criação do matrimônio de Adão e Eva, porque queria que as gerações futuras vissem no casamento o motivo da estabilidade da humanidade, isto é, uma coisa boa dada por Ele aos homens e mulheres da terra. Para o cristão, Deus não faz nada inútil, ao contrário, tudo o que Deus cria é bom (Gn 1.31: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom…” e, Tg 1.17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”), e esse princípio precisa ser aplicado ao casamento.
No próximo artigo continuaremos nosso assunto, trazendo mais princípios bíblicos sobre casamento para jovens cristãos. Até lá!
[1] http://www.dw.com/pt-br/por-que-os-jovens-casam-cada-vez-mais-tarde/a-19102520 [acesso em 24.abril.2017].
[2] http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/12/solteiro-demora-dois-anos-mais-para-se-casar-segundo-ibge.html [acesso em 24.abril.2017].